Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada numa zona suburbana da Póvoa de Varzim. É inserida em um novo plano diretor caracterizado por uma grade regular que sugere uma ocupação central do terreno cercada por jardins fragmentados e áreas pavimentadas.
Uma das principais premissas deste projeto foi garantir um forte senso de intimidade e relação entre as áreas exteriores e interiores. Portanto, a Casa L27 desafia a geometria regular das construções próximas com um gesto fluido que define a área externa como o espaço central, organizando o programa em torno dele.
A casa está estruturada em dois pavimentos. O primeiro reúne os principais espaços sociais e áreas privadas, o segundo é composta por espaços complementares como uma grande sala de estar, biblioteca, arrumos e garagem. Um pequeno acesso ao telhado quebra a linha contínua do volume e convida os proprietários a desfrutar de amplas vistas.
A partir da rua, a casa é enquadrada por suas entradas, integrando seu volume cilíndrico e central. É também um vislumbre do que está além, onde o volume se adapta suavemente entre o jardim central e as paredes do perímetro.
O pátio é o protagonista da casa, o lugar onde a energia doméstica ressoa e um elemento-chave que infla os interiores com atmosferas únicas. Além disso, possibilita conexões interessantes entre diferentes compartimentos, estabelecendo diálogos constantes e um senso de proximidade entre a família. Finalmente, expressando o tempo que passa, as árvores crescerão neste jardim central e participarão nas histórias da família.